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EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA” – 30 ANOS – 1984/2014 |
Escrito por Administrator |
Ter, 15 de Março de 2011 20:42 |
Em 1984, Marco Alexandre Rosário criou um projeto artístico que foi denominado anos mais tarde como Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada (1986). O projeto, que produziu poemas, músicas e pinturas, teve seu auge entre os anos de 1986 e 1987. No segundo semestre de 1987, no entanto, o projeto sofreu uma brusca interrupção, continuando as suas atividades somente em relação à poesia e extinguindo-se por completo em 1993.
Em 2001, Marco Rosário conheceu Tom Rapp e Meredith Monk, dois grandes nomes da música americana. Em 2002, a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada retomou suas atividades: novas pinturas foram produzidas e novos Livros-Música foram elaborados. Em 2002, Tom Rapp, líder do lendário grupo americano Pearls Before Swine (1967/1971) fez uma música para o poema “Lírio” (“Lily – Overture”, na versão em inglês – composto e gravado em Port Charlotte, Flórida, Estados Unidos da América), poema escrito em 1985, e inserido no Livro “As Flores”. Em 2005, foi lançado na Internet o website www.seaculumobscurum.com, tornando internacionalmente público quase todos os trabalhos realizados no projeto. Este website foi acessado em todo o mundo, principalmente nos USA, Brasil e Europa Ocidental. Em 2011 foi a vez do lançamento do website www.seaculumobscurum.net. Além de poemas, músicas, pinturas e fotografias, você poderá também ter acesso, através destes sites, a um texto escrito por Marco Alexandre Rosário, no qual é contada toda a história da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada.
Estes são os trabalhos e atividades feitos por Marco Alexandre na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) – Gravadora Arte Degenerada, em 32 anos de existência (1984/2016): Trabalhos e atividades da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada entre 1984 e 2016 e Texto Comemorativo de 30 anos (1984-2014):
- “Poemas” - (Livro - poesia/ pinturas/ desenhos) – 1984 (Belém-PA).
- “Um Conto Sobre a Vida de São Francisco de Assis” - (Livro - conto/pintura - obra desaparecida) – 1985 (Belém-PA).
- “Uns Dias na Infância” - (Livro - conto infantil/desenhos) – 1985 (Belém-PA).
- “As Flores” - (Livro - poesia/pintura) – 1985 (Belém-PA).
- “As Cores” - (Livro - poesia/pintura) – 1985 (Belém-PA).
- “O Tecelão de Paisagens” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – março/1986 (Belém-PA).
- “Sete Pérolas para Hollandri” - (Livro - poesia) – junho/1986 (Belém-PA).
- “Surrealística I” - (Livro - pintura – Obra desaparecida) – 1986 (Belém-PA).
- “Iluminuras - As Iluminações que Rimbaud não Iluminou no Jardim das Bonecas Manchadas de Sangue” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – outubro/1986 (Belém-PA).
- “Guirlanda de Flores Sangrentas” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – fevereiro/1987 (Belém-PA).
- “Surrealística II” - (Livro - pintura – obra desaparecida) – 1987 (Belém-PA).
- “América Latrina & o Gigolô Americano” – (Livro - Poesia) – 1988 (Belém-PA).
- “Invocações” - (Livro - Poesia) – 1991 (Belém-PA).
- “O Último Círculo de Pedras” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – (coletânea, incluindo os melhores projetos musicais feitos entre 1981 e 1988) – 1993/1996 (estão inseridas algumas músicas feitas em 2002 e 2005) (Belém-PA).
- “Amálgama – Uma Coleção de Obscenidades” - (Livro - Poesia) – 1981-1993. Coletânea com vários poemas (Belém-PA).
- “Surrealística III” – (Livro - Pintura) – setembro/2002 (Belém-PA).
- “Surrealística IV” – (Livro - Pintura) – setembro/2002 (Belém-PA).
- “Fadas” e “Vermelho” – (pinturas/colagens e pinturas – séries) – setembro/2002 (Belém-PA).
- “Canções para Marina” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – setembro/2003 (Santarém-PA).
- “Winona e as Cadeiras de Rodas” – Compacto – Livro-Música (poesia/música) – outubro/2003 (Santarém-PA).
- “Winona e as Cadeiras de rodas” – álbum – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – setembro/2002 – julho/2005(Santarém-PA).
- “New York–Paris” – Livro-Música (poesia/música/pintura) – junho/2004 - abril/2005 (Santarém-PA).
- Lançamento do website www.seaculumobscurum.com, em junho de 2005 (Santarém-PA).
- “Stars Open Among the Lilies – I am too pure for you or anyone” (DVD) – 2005/2007 (Santarém-PA).
- 1ª Apresentação, ao vivo, na UFPA/Campus Santarém, no 1º Semestre/2007, em evento cultural, onde executou a música “The Zodiac”, do Livro-Música “Great Party, isn’t it?” (Santarém-PA).
- “Great Party, isn’t it?” - Livro-Música (poesia/música/pintura) – 2007/2008 (Santarém-PA).
- Lançamento do website www.seaculumobscurum.net, em dezembro de 2011 (Marabá-PA).
- 2ª Apresentação, ao vivo (somente execução de músicas), no evento cultural (Projeto de Extensão) “Namorada das Artes”, no Campus I da UNIFESSPA, no dia 21 de agosto de 2015, em comemoração dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (1984/2014) - (Marabá-PA).
- 3ª Apresentação/Exposição, ao vivo (com apresentação de músicas, pinturas, poemas, fotografias e textos, através de banners), no evento cultural (Projeto de Extensão) “Namorada das Artes”, no Campus I da UNIFESSPA, no dia 28 de outubro de 2015, em comemoração dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (1984/2014) - (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios/Seaculum Obscurum-Facebook” no Facebook (www.facebook.com), em março de 2016, com exposição do vídeo com a execução da música “The Zodiac” (2007), no dia 28 de outubro de 2015, no evento cultural “Namorada das Artes” (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios/Seaculum Obscurum blogspot.com.br” em abril de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios/Seaculu Obscurum” no YouTube, com os vídeos/músicas “Lily (Lírio)/1985/2002”, “New York/2005”, “Paris/2005”, e “The Zodiac/2007” (apresentação ao vivo na UNIFESSPA/2015 - Projeto “Namorada das Artes”), “Hiroshima/2005”, “Concerto para os Pássaros/1996”, “Prelúdio/1987”, “Lisa Tocando Seu Violino Em Meu Deserto/1987”, e outras músicas (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios Seaculum” no Twitter, em novembro de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios – Seaculum Obscurum” no Instagram, em novembro de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios – Seaculum” no LinkedIn, em novembro de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento da página “Ogmios Seaculum Obscurum” na Wikipédia, em dezembro de 2016 (Marabá-PA).
- Músicas Para os Contos Faldum, Augusto e Hannes, de Hermann Hesse – Livro-Música (lançamento para 2017 – Marabá-PA).
- “Os Últimos Pensamentos, Sonhos e Pesadelos da Bruxa do Oeste” - Livro-Música (poesia/música/pintura) – (lançamento para 2017 – Marabá-PA).
TEXTO COMEMORATIVO
EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM) GRAVADORA ARTE DEGENERADA
TRINTA ANOS (1984 – 2014)
10 ANOS DO WEBSITE www.seaculumobscurum.com (2005/2015)
WEBSITES:
www.seaculumobscurum.net (em português)
www.seaculumobscurum.com (em inglês)
“I see your hair is burning, hills are filled with fire; if they say I never loved you, you Know they are a liar” (L. A. Woman – Jim Morrioson/The Doors, 1971).
Este Texto Comemorativo de 30 anos da Editora Ogmios é dedicado a Los Angeles (L. A. – Califórnia – USA – cidade que mais acessou o website www.seaculumobscurum.com nos USA e no mundo, de 2005 a 2014)
PREÂMBULO
A EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA completou 30 anos em 2014. No dia 31 de dezembro de 2013 eu enviei e-mails para várias pessoas informando que este evento seria comemorado naquele ano. Porém, devido a vários compromissos de ordem pessoal e profissional, as comemorações não puderam ser realizadas em 2014. Assim, entramos no ano de 2015 e nada havia sido feito até o dia o 21 de agosto, quando, a convite do Professor Evandro Medeiros, a Editora Ogmios tocou quatro músicas no Projeto Cultural “Namorada das Artes” (Programa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA), em Marabá, Estado do Pará, Brasil. Em 28 de outubro de 2015, novamente a Editora Ogmios foi convidada para tocar no Projeto Cultural “Namorada das Artes”, mas dessa vez fizemos uma pequena exposição com banners e tocamos seis músicas da Editora Ogmios e duas de outros compositores.
Assim, este texto deveria ter sido escrito e publicado logo após a última apresentação/exposição na UNIFESSPA, em outubro de 2015, mas, mais uma vez por questões de ordem pessoal e profissional, não conseguimos concluí-lo.
Adentramos no ano de 2016 e o texto e outras questões relativos à Editora Ogmios ainda não haviam sido finalizadas e resolvidas. Neste meio tempo abrimos uma página no Facebook (“Marco Rosário” – “Ogmos Seaculum Obscurum”), criamos uma conta no YouTube (“Ogmios Seaculum Obscurum”) aonde já publicamos oito das mais de quarenta músicas da Editora Ogmios, compostas entre 1981 e 2008, e também criamos um blog (“blogspot – Ogmios Seaculum Obscurum”). As músicas (com poemas) que foram publicadas no YouTube foram divulgadas através de e-mails para pessoas conhecidas e também passamos a publicá-las e divulgá-las no Facebook. Mais recentemente, passamos a fazer uma série de homenagens a músicos e grupos de música que influenciaram a Editora Ogmios na nossa página no Facebook, de 1973 a 2014 (homenagens estas concluídas em novembro de 2016). Também abrimos espaço no Twitter (“Ogmios Seaculum”), no Instagram (“Ogmios – Seaculum Obscurum”) e no LinkedIn (“Ogmios Seaculum”). Mais recentemente, também abrimos uma página no Wikipédia (“Ogmios Seaculum Obscurum”).
Em novembro de 2016, criamos na nossa página no Facebook uma série de grupos fechados envolvendo poesia (“T. S. Eliot”, “Ezra Pound”, “William Carlos Williams”, “William Butler Yeats”, “William Blake”, “Sylvia Plath/Dylan Thomas”, “Poesia Maldita/Rimbaud/Ducasse e Outros”), música (“Ogmios Seaculum Obscurum - Homenagens Musicais – trata-se da continuação das homenagens aos músicos, compositores e bandas que influenciaram a Editora Ogmios, só que agora em grupo fechado), pintura (“Hieronymus Bosch – Pintura”) e cinema, sendo que todos esses grupos tem relação direta com a Editora Ogmios.
Ainda no Facebook, passamos a integrar vários grupos fechados e abertos que tem como tema arte, música, poesia, etc., sendo que passamos a publicar nestes grupos os trabalhos da Editora Ogmios, desta forma divulgando ainda mais nossos trabalhos nos Estados Unidos da América e Europa (e por tabela, no resto do mundo).
Desta forma, notamos que houve uma razoável divulgação da Editora Ogmios em 2016, o que não acontecia desde 2005, quando o website www.seaculumobscurum.com foi lançado na Internet, tornando público quase todos os trabalhos da Seaculum Obscurum. Porém, devemos finalizar todas estas comemorações, já que a Editora Ogmios tem, hoje, 32 anos de existência, mas, devo dizer, este nome, EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA, foi definitivamente criado em 1986, entre os meses de junho a outubro (eu não recordo com exatidão o mês correto). O nome, portanto, completou 30 anos em 2016.
Desta forma, fizemos este texto para comemorar os 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (1984-2014) e, inclusive, esclarecer alguns pontos relativos à mesma, e assim encerramos, em definitivo, tais comemorações.
ASSUNTOS RELATIVOS À EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA.
a) DAS ORIGENS.
As origens da Editora Ogmios estão ligadas a um livro de estória infantil que alguém me deu de presente (provavelmente de aniversário) em 1970, em Belém, Estado do Pará - Brasil. Era a estória dos Quatro Músicos de Bremen, antiga lenda que retrata a estória de um burro, de um cão, de um gato e de um galo que, após serem abandonados por seus donos, resolvem se unir para formar um grupo musical e ir para Bremen (cidade alemã), destino este a que eles jamais chegariam. A lenda retrata a união do múltiplo, do inusitado. O livro a que me referi vinha com um compacto (um pequeno disco de vinil) com a estória interpretada por atores (não era uma interpretação de estórias infantis como as de hoje em dia; era bastante assustadora). Os Livros-Música da Editora Ogmios tem o mesmo formato: um livro acompanhado de um Cd (na década de 1980 eram fitas cassetes). O livreto desapareceu ainda na década de 1970, mas eu tive o disco até 1989. Porém, já morando em Marabá, consegui comprar um exemplar da época em 2012 pela Internet.
Em 1973, eu comecei a gostar da música do grupo americano Creedence Clearwater Revival. Depois, no mesmo ano, vieram os Secos & Molhados, e, 1975, ouvi o álbum Rubber Soul dos Beatles, de 1965. E o resto é história (veja a história completa da Editora Ogmios nos sites da mesma e neste e-mail comemorativo).
b) DO SIGNIFICADO DA EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA.
- O que significa Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada? Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada é um projeto artístico criado por mim em 1984, o qual tinha (e tem) por objetivo a produção de poesias, músicas, pinturas e filmes. O projeto foi bruscamente interrompido em 1987, e rastejou até 1993, quando foi enterrado de vez. No século XXI o projeto ressuscitou (a partir de 2001). Os trabalhos (Livros e Livros-Música) eram feitos (e são feitos até hoje) de forma artesanal, tendo em vista as influências do Movimento Hippie (Haight/Ashbury-San Francisco, Califórnia – USA -1965/1967), do Movimento Underground, dos Movimentos de Contracultura, do Psicodelismo, do Movimento Punk, dos monges da Idade Média e do Cristianismo original e primitivo.
Por outro lado, EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA foi (ainda é) uma grande pesquisa sobre música, poesia/literatura, pintura, e cinema. A partir desta grande pesquisa, a Editora Ogmios passou a produzir trabalhos artísticos em formato de Livros (de poesia, de contos e de pintura), e de Livros-Música (livros de poesia com fitas cassetes onde estavam gravadas as músicas que fiz na época, tocando todos os instrumentos, além de pinturas. No século XXI, as fitas cassetes foram substituídas por Cds, já que as músicas foram digitalizadas a partir de 2004).
c) DA DENOMINAÇÃO E O QUE SIGNIFICA.
Em 1984 o projeto não tinha nenhum nome, nenhuma denominação. Havia somente um livro, que deveria ter se chamado “Amálgama” ou “O Quarto dos Sonhos” e que acabou tendo o título de “Poemas”.
Em 1985, foi criada a denominação “EDITORA MORANGOS & UVAS”, já que foram surgindo os outros livros (de contos e de poesia). Este nome foi inspirado no quadro/pintura (tríptico) “O Jardim das Delícias Terrenas” (século XV), de Hieronymus Bosch, e no filme “Morangos Silvestres” (1957), de Ingmar Bergman, cineasta sueco, até hoje, para mim, considerado o melhor filme de todos os tempos. Portanto, o que talvez pareça ser um nome inocente, na verdade, não o era, devido ao que está contido no quadro/pintura de Bosch e no filme de Bergman. Nessa época, o poeta inglês Wiliam Blake (século XVIII-XIX) também já tinha uma grande influência da Editora Ogmios.
No final de 1985 (ou no início de 1986; não recordo com clareza), eu acrescentei as palavras latinas “Seaculum Obscurum” entre parênteses. Na verdade, a palavra correta é “saeculum”, mas eu mudei de posição as letras “a” e “e”, por causa da palavra “sea” (“mar”, em inglês). Eu vi estas palavras num livro de gramática latina e, que eu me recorde, elas estavam separadas em colunas, juntas com outras palavras. Assim, a denominação ficou “EDITORA MORANGOS & UVAS (SEACULUM OBSCURUM)”. Com esta expressão, eu quis me reportar ao século XX e tudo de ruim e péssimo e desagradável que ocorreu nele (não tem nenhuma relação com a Idade Média, período da história humana que, aliás, eu adoro). O que valeu para o Século XX está valendo para o Século XXI. A Editora Ogmios nunca foi tão atual como nos dias que correm.
Em 1986, quando foi feito o primeiro o Livro-Música (“O Tecelão de Paisagens”, cujo original está em Paris, França, desde 1989), à denominação “Editora Morangos & Uvas (Seaculum Obscurum)” foi acrescida a expressão “Gravadora Arte Degenerada”, ficando, portanto, “EDITORA MORANGOS & UVAS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA”. A expressão “Arte Degenerada” (em alemão, “Entartete Kunst”) diz respeito a uma série de exposições feitas na Alemanha Nazista, na década 1930, nas quais os nazistas faziam exposição de obras de arte produzidas por judeus, ou que fossem consideradas obras da chamada arte moderna, que os nazistas repudiavam, pois, para eles, aquelas obras de arte eram produtos de sub-raças e, portanto, contrárias ao arianismo. Assim, o termo “Arte Degenerada” é uma crítica, e não uma exaltação aos nazistas, já que a Editora Ogmios produz arte degenerada. A influência para colocar tal expressão veio do grupo inglês Joy Division, cujo poeta/vocalista Ian Curtis se enforcou em 18 de maio de 1980. A expressão “Joy Division” (Divisão da Alegria) era como os nazistas se referiam às alas das prostitutas judias nos campos de concentração. O Joy Division foi um grupo que teve muita influência na Editora Ogmios naqueles dias de 1986, principalmente na poesia.
Foi entre junho e outubro de 1986 que a denominação “EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA” se firmou em definitivo e existe até hoje. “Ogmios” é o deus da eloqüência do panteão celta, o deus da comunicação. De sua boca saiam fios de ouro que enlaçavam os ouvintes, forçando-os a ouvi-lo. Ogmios era representado por um velho calvo. Eu tirei este nome de um livro de ocultismo.
Hoje, há grupos de rock na Europa e na América do Norte com nomes como “Saeculum Obscurum” (na Alemanha), “Ogmios” (na França e Canadá), “Arte Degenerada” (nos Estados Unidos da América), o que eu acho ótimo, pois na década de 1980 eu era ridicularizado em Belém por causa destes nomes.
d) DOS LIVROS-MÚSICA E DA SÉRIE “BLITZBUCH”.
Livro-Música é a denominação para os trabalhos da Editora Ogmios feitos com poesia, música e pintura. Esses trabalhos começaram a ser feitos em março de 1986 (provavelmente o mês de março), com o Livro-Música “O Tecelão de Paisagens” (nome inspirado numa pintura do pintor escocês Fergus Hall). Na época (década de 1980), o formato destes Livros-Música era o formato da capa de um Lp (disco de vinil) e vinha acompanhado como fitas cassetes. Já no século XXI o formato passou ser de um livro normal, em papel A4, e passaram a vir acompanhados com Cds (as músicas antigas foram digitalizadas em 2004, e as que foram feitas depois deste ano passaram a ser inseridas nos Cds diretamente, depois das músicas serem gravadas em fitas cassetes).
Todos estes trabalhos da Editora Ogmios (Livros e Livros-Música) fazem parte da série BLITZBUCH (“Livro Relâmpago” em alemão; uma ironia com a Blitzkrieg, “guerra relâmpago”, dos nazistas; mais uma vez, uma crítica ao nazismo), também denominados de “livros socialistas”, porque deveriam ser de domínio comum. Infelizmente, esta idéia, que foi tirada da experiência do Movimento Hippie (Haight-Ashbury, San Francisco, Califórnia-USA) e do cristianismo primitivo nunca teve funcionalidade efetiva.
e) DAS INFLUÊNCIAS.
A Editora Ogmios teve variadas influências ao longo de anos e décadas. Mas, as principais influências sempre foram o Surrealismo, o Concretismo, e o Imagismo, em termos de poesia. Porém, houve bastante influência de outras correntes, como o romantismo (movimento inglês e americano principalmente), o barroco, o simbolismo, etc. Isso na poesia e literatura. Houve uma acentuada influência da poesia americana (Edgar Allan Pöe, T. S. Eliot, Ezra Pound, William Carlos Williams, E. E. Cummings, Sylvia Plath, poesia beatnik, etc.) e da poesia britânica (William Blake, Shelley, Keats, William Butler Yeats, Dylan Thomas, etc.), e da literatura alemão (Hermann Hesse e outros. “O Lobo da Estepe”, romance de Hesse escrito em 1927 sempre foi a Bíblia da Editora Ogmios) e francesa (Arthur Rimbaud, Ducasse, etc.). Também houve uma grande influência do Movimento Concretista Brasileiro e da literatura/poesia brasileira em geral. Obviamente, a Editora Ogmios sofreu influência de toda a literatura mundial.
Já na música, as grandes influências sempre foram o Rock and Roll, o psicodelismo, o Movimento Underground, a Música Erudita e a Música Popular Brasileira (MPB), mas também houve influência da Bossa Nova, do Samba, do Carimbó (música regional do nordeste do Estado do Pará), da Disco Music, e até mesmo da música eletrônica.
Na pintura e no cinema, a influência também sempre foi bastante variada. Houve uma grande pesquisa sobre a História da Pintura. O cinema sempre foi outra grande influência da Editora Ogmios, pois vários dos poemas escritos por mim estão repletos de imagens e diálogos retirados de cenas de filmes.
f) DAS MÚSICAS.
A parte musical da Editora Ogmios começa até mesmo antes da existência da própria Editora Ogmios, já que a primeira composição musical feita por mim data de 1981 (Concerto em Dó Maior). Entretanto, quando eu comecei a fazer os Livros-Música, eu acabei trazendo as composições que fiz entre os anos de 1981 e 1984. Todas as músicas compostas na Editora são de minha autoria, exceto a composição “Cetáceos”, composta por mim e Jofre Jacob Freitas, e a música feita por Tom Rapp, líder da lendária banca americana de folk psicodélico Pearls Before Swine (1967-1971), para o poema “Lírio”, escrito por mim em 1985, para o Livro “As Flores” (“Lily”, música composta em 2002 por Tom Rapp, para a versão em inglês). Com relação a tocar e gravar as músicas da Editora Ogmios, eu toco todos os instrumentos (violões, guitarras, órgão, piano, xilofone, carrilhão, violino, flautas, gaitas, saltério, instrumentos de percussão e programação de bateria eletrônica), com exceção novamente para as músicas acima já citadas. Na música “Cetáceos”, de 1988, eu faço os solos no violão e Jofre Jacob Freitas faz o ritmo com outro violão. Na música “Lily”, Tom Rapp canta e toca gaita (é a única música com voz humana em uma música da Editora Ogmios) em gravação feita em Port Charlotte, Estado da Flórida-USA, sendo que, posteriormente, eu acrescentei o piano, gravado em Santarém, Estado do Pará-Brasil, na versão final (Lily – Overture) lançada no Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” em 2005.
Devo dizer que eu jamais tive uma educação musical formal. Aprendi a tocar violão (o velho amigo Del Vecchio, que está comigo desde 1981, e já se encontra aposentado, o qual eu fazia soar como um baixo, um órgão, etc.) sozinho ou com a ajuda dos amigos. Já os demais instrumentos, eu invento. Curiosamente, sempre tive uma certa facilidade para tocar piano, embora tenha tocado este instrumento poucas vezes na vida (sei até tirar ‘Sonata ao Luar” de Beethoven de ouvido, sem ler a partitura, coisa que não sei fazer, não sei ler partituras de músicas). Também tirei de ouvido (sem partitura) parte do Concerto em Ré, de Antônio Vivaldi. Mas, obviamente, sinto falta de uma educação musical mais formal.
g) DO DVD “STARS OPEN AMONG THE LILIES – I AM TOO PURE FOR YOU OR ANYONE” (SANTARÉM-2005/2007).
Entre 2005 e 2007, eu fiz um documentário que se materializou no DVD “Stars Open Among the Lilies – I am too pure for you or anyone” (o título do DVD foi tirado de dois poemas de Sylvia Plath, poetisa norte-americana que se suicidou em 1963). Na verdade, o filme mostra Marco Rosário tocando versões “ao vivo” de suas músicas. O destaque é a música “The Zodiac”, que foi composta, gravada e filmada durante as filmagens do documentário. Este foi o único filme que dirigi na minha vida.
h) DO NÃO-COMERCIALISMO DOS TRABALHOS DA EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA.
Os trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (livros de poesia e pintura, Livros-Música, e DVD) foram criados e produzidos por mim entre 1984 e 2008, e nenhum deles foi vendido até hoje. Os trabalhos da Editora Ogmios não são vendidos em livrarias e lojas. Todos os trabalhos que estão nas mãos de outras pessoas e de instituições foram dados por mim a elas de forma gratuita. A Editora Ogmios segue o lema “ARTE NÃO SE VENDE”, um pensamento que tem influência do Cristianismo original e primitivo, do Movimento Hippie, do Movimento Punk e até mesmo de tribos indígenas da América do Norte. Assim, a Editora Ogmios jamais vendeu um único trabalho. Ao todo, contando os trabalhos que estão comigo, deve haver uns 40 Livros e Livros-Músicas espalhados pelo mundo.
i) DA DIVULGAÇÃO.
Na década de 1980, a divulgação dos trabalhos da Editora Ogmios foi quase nula. As musicas (fitas cassetes) chegaram a tocar em bares e festas de amigos, o mesmo acontecendo com as poesias, que chegaram a ser lidas nos mesmos recintos com um certo sucesso, devo dizer. Duas poesias chegaram a ser publicadas em dois jornais de Belém, Estado do Pará-Brasil, em 1986 e 1988.
Em 2004, três músicas da Editora Ogmios chegaram a tocar em uma rádio francesa, em Montpellier, na França, obtendo uma considerável atenção dos ouvintes (queriam até que eu fosse para lá, mas o problema é que eu não sei falar francês).
Porém, somente com a criação e o lançamento do website www.seaculumobscurum.com, em junho de 2005, é que os trabalhos da Editora Ogmios se tornaram públicos internacionalmente e foram vistos no mundo todo. Mas, a verdade é que não publicamos todos os trabalhos no website, mas parte deles: muitas músicas e alguns poemas jamais foram publicados no citado website. No começo do lançamento do website, em 2005, os dois países que mais o acessaram foram o Brasil e os Estados Unidos da América (USA). A partir de 2008 a situação se inverteu: o website www.seaculumobsucurum.com passou a ser acessado mais nos Estados Unidos da América e o Brasil passou para segundo lugar. O terceiro país que mais teve acesso, com expressivo número de cidades acessando o website, foi a Alemanha. Devo dizer que, até 2016, não houve qualquer forma de divulgação do website: jamais houve qualquer forma de propaganda do mesmo. Somente a partir de 2016 é que este website (e o website www.seaculumobscurum.net, criado e lançado em 2011 na Internet, idêntico ao outro) passou a ter divulgação através de outras mídias, como Facebook, YouTube, blog, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.
Voltando a 2005, a cidade que mais acessou o website www.seaculumobscurum.com no mundo (de 2005 até 2014) foi Los Angeles (L. A. Califórnia-USA), sendo que a segunda foi São Paulo-SP/Brasil (nunca agradeci a estas duas cidades pela gentileza, mas o faço agora). No Brasil, além de São Paulo, as cidades que mais acessaram este website foram Rio de janeiro, Brasília e Porto Alegre. Nos Estados Unidos da América, as cidades que mais acessaram (das grandes cidades americanas) foram Seattle, San Francisco, Dallas e Washington-D.C., sendo que, como consta nos registros de acesso do website, a costa oeste americana parece ter gostado mais da Seaculum Obscurum, principalmente a Califórnia (Los Angeles, San Francisco, San Diego, Santa Bárbara, Santo Mônica, San Jose, etc.). Na verdade, várias cidades americanas acessaram o referido website de 2005 a 2014 (eu tenho todos os registros de acesso do referido website e posso mostrar a quem se interessar em vê-los).
Ainda em 2005, como forma de divulgar os trabalhos da Editora Ogmios, enviamos alguns Livros-Música (“Winona e as Cadeiras de Rodas” e “New York/Paris”) para algumas instituições (Presidente George W. Bush/Casa Branca/Washington/USA; Presidente Luís Inácio Lula da Silva/Palácio do Planalto/Brasília/Brasil; Prefeito Michael Bloomberg/Prefeitura de Nova Iorque/NY/USA; Embaixadas Americana e Francesa/Brasília/Brasil; Ministro Gilberto Gil/Ministério da Cultura/Brasília/Brasil). Também enviamos na mesma época os mesmos Livros-Música para alguns artistas e amigos, sendo que destacamos o compositor/músico Tom Rapp (Melbournne, Estado da Flórida-USA) e a cantora Meredith Monk (Nova Iorque, Estado de Nova Iorque-USA). Em 2001, enviamos o Livro “Invocações” para a poetisa/cantora americana Patti Smith (Patti Smith é aquela cantora americana que cantou na premiação do Prêmio Nobel de Literatura 2016, concedido a Bob Dylan, o qual não compareceu à entrega do prêmio para recebê-lo). Meredith Monk é uma grande e extraordinária compositora/cantora/bailarina/coreógrafa americana. Em 2015, ela recebeu uma honrosa homenagem das mãos do Presidente Barak Obama (ela me enviou fotos do evento através de e-mail).
Devo dizer que recebi centenas de e-mails por causa do website seaculumobscurum.com, a maioria em inglês e vinda dos Estados Unidos da América, sendo que a maioria eu nem cheguei a abrir devido a grande quantidade. Estes e-mails eram de pessoas elogiando, fazendo convites estranhos, querendo vender coisas, ou querendo os Livros e Livros-Música da Editora Ogmios (o que era impossível de atender, já que os trabalhos da Editora Ogmios são feitos de forma artesanal e não em escala industrial).
j) DAS APRESENTAÇÕES AO VIVO.
A Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada só tocou três vezes ao vivo. A primeira foi em Santarém, no 1º Semestre/2007, na UFPA/Campus Santarém (tocamos somente uma música: “The Zodiac”), e as outras duas em Marabá, nos dias 21 de agosto e 28 de outubro de 2015, na UNIFESSPA. A Editora Ogmios não foi feita para tocar ao vivo, pois, para que pudéssemos fazer uma apresentação decente, seria necessário contratar pessoas para recitar os poemas em português, inglês e francês, teríamos que ter uma banda de apoio muito boa, e também teríamos que ter todo um aparato visual que custaria uma fortuna. Mas, as três apresentações foram válidas, pois nos possibilitou fazer certas experiências que só se consegue ao vivo. O som, evidentemente, sempre fica mais pesado. Gostei das três experiências, mas penso que foram as últimas.
k) DO POEMA “LÍRIO”/1985 (“LILY”, NA VERSÃO EM INGLÊS DE 2002).
O fato de o músico e compositor americano Tom Rapp ter feito uma música para o poema “Lírio” (do Livro “As Flores”, de 1985) em 2002, acabou sendo a maior homenagem já recebida pela Editora Ogmios. Abaixo, vamos mostrar a evolução do citado poema.
Eu primeiro escrevi o poema em português, em uma madrugada de 1985:
Jardim, eu ilumino Com meu brilho O teu lamento Eu me chamo Lírio, lírio, lírio, lírio.
Depois, mudei cada palavra para um idioma diferente, e ficou assim, na versão oficial e original, de 1985, no Livro “As Flores”: JARDINICH ILLUSTRO AVEC MY SCINTILLO O DEINLAMENT JE MI LLAMO LÍRIO LÍRIO LÍRIO LÍRIO
A versão em inglês (2002), que Tom Rapp musicou e cantou, foi traduzida em um computador (tradutor virtual) da versão em português e ficou assim:
Garden, I light up With My Shine Your lament. My Name Is Lily, Lily, Lily, Lily.
Mais uma vez, agradecemos a Tom Rapp pela imensa gentileza.
l) DAS APRESENTAÇÕES NA UNIFESSPA/MARABÁ-PA EM 2015.
PRIMEIRA APRESENÇÃO NO EVENTO “NAMORADA DAS ARTES”/PROEX-UNIFESSPA – 21 DE AGOSTO DE 2015.
De início, para comemorar os 30 anos da EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA (1984/2014), fizemos duas Exposições/Apresentações no Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA, nos dias 21 de agosto e 28 de outubro de 2015, no evento cultural denominado de “Namorada das Artes”, idealizado e promovido pelo Professor Evandro Medeiros, da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, da UNIFESSPA. Assim, agradecemos aos convites do Professor Evandro Medeiros. Na verdade, nem pensávamos em fazer tais eventos. Mas, na manhã do dia 21 de agosto de 2015 eu vi um vídeo dos Beatles na Internet tocando a música “If I Needed Someone” (composição de George Harrison, do álbum Rubber Soul, de dezembro de 1965) no Candlestick Park (San Francisco, Califórnia, USA), no que foi a última apresentação ao vivo dos Beatles (29 de agosto de 1966). O vídeo era constituído de fotos e filmes do show, indo da chegada à saída dos Beatles do local da apresentação. Eu nunca tinha ouvido “If I Needed Someone” ao vivo, e achei aquilo tão fantástico que resolvi tocar no evento do Prof. Evandro. Imediatamente, comprei cordas para a guitarra e o violão, e fiz um breve ensaio... e tudo foi feito de improviso, como é a tradição na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada. Tudo Arte Degenerada.
Na primeira Exposição/Apresentação, realizada em 21 de agosto de 2015, apresentamos somente quatro músicas:
- “The Zodiac” (do Livro-Música “Great Party, Isn’t it?”, janeiro/2008, música composta em 2007 – último trabalho da Editora Ogmios);
- “Abertura - O Princípio (Uma Dança Cerimonial - Parte I)” (do Livro-Música “Iluminuras - As Iluminações que Rimbaud não Iluminou no Jardim das Bonecas Manchadas de Sangue”, de outubro/1986);
- “Concerto para os Pássaros” (música composta em 1983, e gravada em 1993 para o Livro-Música “O Último Círculo de Pedras” – coletânea, com os melhores projetos musicais feitos por mim entre 1981 e 1988);
- “Rock and Roll/ Ela Brilha como Mil Sóis - Partes I e II” (do Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas”, de setembro/2002 – julho/2005).
Todas estas músicas são de minha autoria.
Nesta primeira apresentação realizada na UNIFESSPA, pela primeira vez na história da Editora Ogmios tive a colaboração de dois músicos extras (ou seja, não houve ensaio prévio, foi tudo feito no momento da apresentação): o violonista/guitarrista Conrado Reche Graff e o baterista Felipe Ramos. Na verdade, eu sempre uso a bateria do pedal de guitarra, mas naquele dia deixei o baterista Felipe Ramos tocar na Editora Ogmios.
SEGUNDA APRESENÇÃO/EXPOSIÇÃO NO EVENTO “NAMORADA DAS ARTES”/PROEX-UNIFESSPA – 28 DE OUTUBRO DE 2015.
A segunda Exposição/Apresentação comemorativa dos 30 anos, também realizada no Campus I da UNIFESSPA, em 28 de outubro de 2015, foi muito mais elaborada.
Além das músicas, fizemos exposição de textos, fotos, pinturas e poemas da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada através de banners.
O banner principal tinha uma fotografia de soldados americanos da 1ª Guerra Mundial, e foi a imagem símbolo dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (1984/2014) e da apresentação/exposição, imagem esta que também foi inserida na camisa comemorativa dos 30 anos da SEACULUM OBSCURUM, também lançada no evento naquele dia (trata-se de uma homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial – 1914/1918, já que em 2014 fez 100 anos da 1ª Guerra). Outro banner continha os textos com um resumo da história da Editora Ogmios e fotos minhas com meu violão Del Vecchio (que está comigo desde 1981 e no qual fiz quase todas as minhas músicas) e com a guitarra Gibson Les Paul (que comprei em 2005, em Santarém, e na qual compus a música “The Zodiac” e outras mais) e outros instrumentos musicais com que fiz e gravei minhas músicas (o violão Del Vecchio, o teclado Yamaha, o violino, gaitas, flautas, prato, etc.). Havia também uma pintura feita em 2001, da série “Vermelho”.
Os outros banners continham outras pinturas da série “Vermelho”, da série “Fadas” (que são pinturas/colagens, com desenhos tirados de revistas, também de 2002), a capa do livro “As Flores”, de 1985, pinturas feitas para o Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” de 2005 (com fotos dos índios americanos Cavalo Doido e Touro Sentado), e uma página com desenho do Livro-Música “O Tecelão de Paisagens” de 1986. Havia também um banner exclusivo que continha o poema original “Lírio” e a pintura referente ao mesmo poema, tudo feito em 1985.
Com relação à música, foram tocadas as seguintes peças:
- “The Zodiac” (2007);
- “Abertura - O Princípio (Uma Dança Cerimonial - Parte I)” (1983/1986);
- “Concerto para os Pássaros” (1983);
- “Lisa Tocando seu Violino em Meu Deserto” (do Livro-Música “Guirlanda de Flores Sangrentas”, de fevereiro/1987, erroneamente anunciada por mim como “Prelúdio - Monna em Seu Leito de Morte”, que é outra música do mesmo Livro-Música);
- “Snoopy a Vida é um Circo” (música composta em 1986 e inserida em 1993 no Livro-Música “O Último Círculo de Pedras” – coletânea, 1981/1988);
- “Concerto em Dó Maior” (música composta em 1981, e gravada em 1993 para o Livro-Música “O Último Círculo de Pedras” – coletânea, 1981/1988 – essa foi a primeira peça musical composta por mim em minha vida).
Para encerrar a apresentação musical, toquei duas músicas que não são de minha autoria:
- “Blackbird” (John Lennon/Paul McCartney, The Beatles, “White Album/Álbum Branco”, 1968);
- “Stairway to Heaven” (Jimi Page/Robert Plant, Led Zeppelin, Led Zeppelin IV, 1971).
Exceto “The Zodiac”, que foi tocada com guitarra, todas as outras músicas foram tocadas com violão no evento (novos violão e guitarra, já que o velho Del Vecchio/violão e a velha Gibson Les Paul/guitarra já estão aposentados em lugar de destaque em minha residência). Também exceto “The Zodiac” (2007), todas as outras músicas são da década 1980 do século passado.
Portanto, foi uma apresentação mais acústica do que a apresentação do dia 21 de agosto, que foi feita inteiramente com a guitarra. Mais uma vez tive a presença do baterista Felipe Ramos, juntamente com a guitarrista Savannah Lemos (mais uma vez, tudo foi feito de improviso, sem ensaio prévio). Foi a primeira vez na história que uma mulher tocou na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada. Assim, fizemos uma verdadeira exposição “Arte Degenerada” no dia 28 de outubro de 2015.
Vamos encerra este texto comemorativo com os nomes de algumas cidades (e os países onde estão localizadas – em inglês) que acessaram o website www.seaculumobscurum.com de 2005 a 2014, conforme o registro de acesso do referido website (hospedado, no período mencionado, pela prestigiosa Hostgold, com sede em Londres, Inglaterra).
EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM/GRAVADORA ARTE DEGENERADA – 1984/2014 – 30 ANOS:
Marco Alexandre Rosário (1966- ): poesia, música, pintura, instrumentos musicais. Ana Preta (1978-1988): iluminações. Preto (1983-1989): iluminações. Olga Rosário (1909-1998): iluminações.
Aos amigos: Douglas Dias, Heitor Meneses, Jofre Freitas, Cláudio Coimbra, Rui Novaes.
Marabá (PA), 22 de dezembro de 2016.
Marco Alexandre da Costa Rosário Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) Gravadora Arte Degenerada
“Tudo o que é esquecido permanece em sonhos obscuros do passado... ameaçando sempre retornar.” (Velvet Goldmine – esta citação deste filme encontra-se em todos os trabalhos da Editora Ogmios desde 2001)
ACESSOS AO WEBSITE www.seaculumobscurum.com (2005/2014):
LOS ANGELES (L.A.-California/USA-homenagem 2008, cidade que mais acessou nos USA e no mundo)
Bremen (Germany – Cidade sagrada da Editora Ogmios)
Belém (Brazil/cidade origem) New York (USA/homenagem/1986) Paris (France/homenagem/1989)
Port Charlotte (USA/homenagem/2002) Santarém (Brazil/homenagem/2005)
Marabá (Brazil/homenagem/2015) São Paulo (Brazil/cidade que mais acessou no Brasil)
Rio de Janeiro (Brazil/agradecimentos) Brasília-DF (Brazil/agradecimentos) Arlington (USA)
Lakewood (USA) Cambridge (USA) Melbournne (USA) Salt Lake City (USA)
Porto Alegre (Brazil) Reton (USA) Guadalajara (Mexico) Tlaquepaque (Mexico)
São Caetano do Sul (Brazil) Rixheim (France) Hortolândia (Brazil) Manaus (Brazil)
London (England/Great Britain) Santo André (Brazil) San Antonio (USA)
Buenos Aires (Argentina) Madrid (Spain) Coimbra (Portugal) Mönchengladbach (Germany)
Bucheon (South Corea) Elmshorn (Germany) Seattle (USA) Portsmouth (USA)
Lisboa (Portugal) Rolla (USA) Santos (Brazil) Campinas (Brazil) Montreal (Canada)
San Jose (USA) Toronto (Canada) Warsaw (Poland) Verdun (France) Tadworth (Great Britain)
Fremont (USA) South Sioux City (USA) Bellevue (USA) Orange (France) Belo Horizonte (Brazil)
Vienna (Austria) Yogyakarta (Indonesia) Governador Valadares (Brazil) Helsinki (Finland)
Curitiba (Brazil) Tallinn (Estonia) Pierrefonds (Canada) Miami (USA) Dallas (USA)
Dreieich (Germany) Leipzig (Germany) Carnaxide (Portugal)
Central District (Hong Kong) Houston (USA) Nonthaburi (Thailand) Whitmore lake (USA)
Rome (Italy) Toarp (Sweden) Maisons-Alfort (France) Milano (Italy) Sterling* (USA)
Ronneby (Sweden) Annandale (USA) Isle Of Wight (USA) Zapopan (Mexico)
Rijeka (Croatia) Waiblingen (Germany) Cary (USA) Santa Monica (USA)
Columbus (USA) Scottsdale (USA) Fort Worth (USA) Cagliari (Itally)
Roubaix (France) Beijing/Pequim (China) San Francisco* (Frisco/Califórnia-USA)
Washington-D.C.* (USA/homenagem 2005) Dublin (Ireland) Saint Louis (USA)
Suncook (USA) Bochum (Germany) Oulu (Finland) Tallahassee (USA)
Arapiraca (Brazil) Aracaju (Brazil) Den Haag (Netherlands) Tomar (Portugal)
Leatherhead (Great Britain) Oklahoma City (USA) Kufstein (Austria)
Zagreb (Croatia) Londrina (Brazil) Prague (Czech Republic) Gaillard (France)
Cheb (Czech Republic) Vilnius (Lithuania) Amersfoort (Netherlands) Mountain View (USA)
Manzanita (USA) Horwich (Great Britain) Amsterdam (Netherlands)
Caracas (Venezuela) Fairfield (USA) Lublin (Poland) Serra (Brazil)
Kuala Lumpur (Malaysia) Chatswood (Australia) Kansas City (USA)
Núcleo Bandeirantes (Brazil) Recife (Brazil) Cocal (Brazil) Uberlândia (Brazil)
Cotia (Brazil) Osasco (Brazil) Rio Branco (Brazil) Macaé (Brazil)
Campina Grande (Brazil) Florianópolis (Brazil) Flushing (USA) Fartura (Brazil)
Amendoeira (Portugal) Lorena (Brazil) Porto (Portugal) Ribeirão Preto (Brazil)
Fortaleza (Brazil) Bethesda (USA) Cabo (Portugal) Santiago (Chile) League City (USA)
Bangkok (Thailand) Natal (Brazil) Southington (USA) São Luís (Brazil)
Tarzana (USA) Salvador (Brazil) Silver Spring (USA) Conceição do Coité (Brazil)
Quito (Equador) Iranduba (Brazil) Mazatlán (Mexico) Oliveira (Brazil)
Federal (Argentina) Lawnside (USA) Barra Mansa (Brazil) Simões (Brazil)
Uberaba (Brazil) Sobral (Brazil) Caçador (Brazil) Balsas (Brazil)
Shanghai (China) Pine River (USA) Racine (USA) Hebei (China)
Volta Redonda (Brazil) Americana (Brazil) Mechelen (Belgium) Kharkiv (Ukraine)
Passo Fundo (Brazil) Cerquilho (Brazil) Iguaçu (Brazil) Alvaro (Portugal)
Passos (Brazil) Hunan (China) Bucharest (Romania) Bogotá (Colombia) Nairobi (Kenya)
Cava De Tirreni (Italy) Ilhéus (Brazil) Sofia (Bulgaria) Littleton (USA) Budapest (Hungary)
Ananindeua (Brazil) La Mancha (Spain) Billancourt (France) Potimão (Portugal)
Cypress (USA) Calgary (Canada) Monterrey (Mexico) Teresina (Brazil)
Caxias (Brazil) Richmond Hill (Canada) Meriden (USA) Divinópolis (Brazil) Vitória (Brazil)
Braga (Portugal) Johannesburg (South Africa) Elói Mendes (Brazil) Garfield (USA)
Cupertino (USA) Nova Iguaçu (Brazil) Regina (Canada) Maywood (USA)
Brooklyn (USA) Austin (USA) Lachine (Canada) Setúbal (Portugal) Launoy (France)
Macapá (Brazil) Munro (Argentina) Atlantic City (USA) Joao Pessoa (Brazil)
Salto (Brazil) Nice (France) Barueri (Brazil) Luanda (Angola) Wayne (USA)
Fort Lauderdale (USA) Gualala (USA) Stamford (USA) Hartley (Great Britain) Canindé (Brazil)
Great River (USA) Eggenstein-Leopoldshafen (Germany) Grand Prairie (USA)
San Salvador (El Salvador) Xiamen (China) Zürich (Switzerland) Criciúma (Brazil)
Foz do Iguaçu (Brazil) São Lourenço (Brazil) Paitilla (Panama) Juiz de Fora (Brazil)
Cândido Mota (Brazil) Fort Walton Beach (USA) Bellevue (USA)
Montpellier (France - homenagem/2004) Tucuruí (Brazil) Goiânia (Brazil) Chicago (USA)
Varna (Bulgaria) Buffalo Grove (USA) Ipswich (Great Britain) Impruneta (Italy)
Teddington (great Britain) Verneuil (France) Medellín (Colombia) Kassel (Germany)
Humaitá (Brazil) Quezon (Philippines) Pirapora (Brazil) Indianapolis (USA)
Mexicali (Mexico) Maputo (Mozambique) San Nicolás (Mexico) Sacramento (USA)
East Lansing (USA) Moscow (Russian Federation) Dniepropetrovsk (Ukraine)
Ochakovo (Russian Federation) Kiev (Ukraine) Ensenada (Mexico) Oceanside (USA)
Spartanburg (USA) Chihuahua (Mexico) Erfurt (Germany) Clifton Park (USA)
Fredericksburg (USA) Denver (USA) Penza (Russian Federation) Minsk (Belarus)
Trondheim (Norway) Richmond (USA) Oslo (Norway) Heemstede (Netherlands)
Grenoble (France) Sint-Niklaas (Belgium) Kirkland (USA) Arlington (USA)
Gagarina (Russian Federation) Shawville (Canada) Olsztyn (Poland)
Nova Friburgo (Brazil) Niterói (Brazil) Stuttgart (Germany) Boa Vista (Brazil)
Eindhoven (Netherlands) San Angelo (USA) Herndon (USA) Tupandi (USA)
Fort Myers (USA) Riga (Latvia) Walsenburg (USA) Seoul (South Korea)
Murray (USA) Phoenix (USA) Kiel (Germany) Hallstadt (Germany) Helsinki (Finland)
Singapore (Singapore) Rheinberg (Germany) Glattbrugg (Switzerland) Cologne (Germany)
Orlando (USA) Norcross (USA) Feira (Portugal) Espoo (Findland) Bakersfield (USA)
Rugby (Great Britain) Bilbao (Spain) Lille (France) Warszawa (Poland)
Haaksbergen (Netherlands) Calgary (Canada) Muenster (Germany)
Shrewsbury (USA) Kobenhavn (Denmark)
Pikeville (USA) Szeged (Hungary) San Giuliano Terme (Italy)
Frankfurt Am Main (Germany) Midway (USA) Durham (USA) Codogno (Italy)
Lansing (USA) Cuiabá (Brazil) Taipei (Taiwan) Araras (Brazil) Bratislava (Slovak Republic)
Park Ridge (USA) Dresden (Germany) Oberhausen (Germany) Ningbo (China)
Steinkjer (Norway) Thorndale (USA) Fort Lee (USA) Mesquite (USA)
Gunzenhausen (Germany) Amen (France) Scranton (USA) Cleveland (USA)
Nijmegen (Netherlands) Wroclaw (Poland) Bournemouth (Great Britain) Cianorte (Brazil)
Chapecó (Brazil) New Delhi (India) Morton (USA) Teixeira (Brazil)
Parkes (Australia) Tokyo (Japan) San Mateo (USA) Sydney (Australia)
Cartersville (USA) Vancouver (Canada) Englewood (USA) Quincy (USA)
Angelus Oaks (USA) Marituba (Brazil) Nassau (Bahamas) Ann Arbor (USA)
Scranton (USA) Abingdon (Great Britain) Derio (Spain) Clearwater (USA) Moita (Portugal)
Türk (Turkey) Karachi (Pakistan) Fullerton (USA) Sunnyvale (USA)
San Diego (USA) Karlsruhe (Germany) Halifax (Canada) Portland (USA)
Durham (USA) Santa Cruz do Sul (Brazil) Managua (Nicaragua) Cape Town (South Africa)
Monmouth Junction (USA) Stains (France) View (USA) Yerevan (Armenia)
Hicksville (USA) Solothurn (Switzerland) Torino (Italy) Joinville (Brazil)
Amiens (France) Cambridge (Great Britain) Tampa (USA) Waverly (USA)
Redwood City (USA) Netanya (Israel) Faro (Portugal) Berkeley (USA)
Dortmund (Germany) Keelung (Taiwan) Warwick (USA) Puéchabon (France)
Germantown (USA) Sapiranga (Brazil) Farroupilha (Brazil) Andradina (Brazil)
Kista (Sweden) Blumenau (Brazil) Palo Alto (USA) Worcester (Great Britain)
Dossenheim (Germany) Huntsville (USA) Utrecht (Netherlands) Nürnberg (Germany)
Tumba (Sweden) El Segundo (USA) Stockholm (Sweden) Berlin (Germany)
Mississauga (Canada) Aarthus (Denmark) Caxias do Sul (Brazil) Pelotas (Brazil)
Scarborough (Canada) Pully (Switzerland) Saint Petersburg (Russian Federation)
Brighton (Great Britain) Bangalore (India) Gersthofen (Germany) Zaragoza (Spain)
Sebastopol (USA) Rohnert Park (USA) Oxford (Great Britain) Oak Brook (USA)
Brick (USA) Swansea (Great Britain) Hiroshima (Japan) Nagasaki (Japan)
Maringá (Brazil) Lagos (Nigéria) Kenora (Canada)
Podolsk (Russiam Federation) Brussels (Belgium) Scranton (USA) Flower Mound (USA)
Chula Vista (USA) Munich (Germany) Qiryat Ono (Israel) Bombay (India)
Strand (Sweden) Golden (USA) Revere (USA) Concord (USA) Spring (USA)
Magdeburg (Germany) Bedford (Great Britain) Steele (Germany) Warendorf (Germany)
Ismaning (Germany) Bennekom (Netherlands) Mobile (USA) São Carlos (Brazil)
Kfar Saba (Israel) Friedersdorf (Germany) Fall River (USA) Dayton (USA)
Sevilha (Spain) Encino (USA) Chicopee (USA) Hanover (Germany) Brno (Czech Republic)
Snellville (USA) Fellbach (Germany) Lincoln Park (USA) Clifton Park (USA)
Istanbul (Turkey) Jindrichuv Hradec (Czech Republic) Bratislava (Slovak Republic)
Ruppichteroth (Germany) Siegen (Germany) Rochester (USA) Gloucester (Great Britain)
Ajaccio (France) Norfolk (USA) Oldenburg (Germany) Latina (Italy)
Hamburg (Germany) Agiá (Greece) Liberec (Czech Republic) Gatwick (Great Britain)
Lisle (USA) Duisburg (Germany) Ferro (Portugal) Trapani (Portugal)
Storrs Mansfield (USA) Soci (Italy) Wendlingen (Germany) Settimo (Italy)
Gomaringen (Germany) Alblasserdam (Netherlands) Markkleeberg (Germany)
Göppingen (Germany) Neumarkt (Austria) La Habra (USA) Ortisei (Italy)
New Albany (USA) Burlington (USA) York (Great Britain) Canela (Brazil)
Linz (Austria) Zoetermeer (Netherlands) Birigui (Brazil) Paramus (USA)
Porto Seguro (Brazil) Merzig (Germany) Glasgow (Great Britain)
Alfenas (Brazil) Jeddah (Saudi Arabia) Regensburg (Germany) Turku (Finland)
Morgantown (USA) Trumbull (USA) Marina Del Rey (USA) Chemnitz (Germany)
Tacoma (USA) Curtea De Arges (Romania) Mc Lean (USA) Hanoi (Vietnam)
Alcudia (Spain) Edinburgh (Great Britain) Dreieich (Germany)
Rosario (Argentina) Brusque (Brazil) Oriolo Romano (Italy) Ripe (Great Britain)
Vallentuna (Sweden) Seocho (South Korea) Lenora (USA) Tbilisi (Georgia)
La Paz (Bolivia) Rustavi (Georgia) Lima (Peru) Petrolina (Brazil)
Melbourne (Australia) Reykjavík (Iceland) Spokane (USA) Philadelphia (USA)
Malakoff (France) Betim (Brazil) Gdansk (Poland) São José dos Campos (USA)
Irvine (USA) Thessaloníki (Greece) Valdivia (Chile) La Jolla (USA) Dhaka (Bangladesh)
Cherry Hill (USA) Trier (Germany) Kraków (Poland) Pontiac (USA)
Marly-le-Roi (France) Santa Clara (USA) Santa Barbara (USA) Tucumã (Brazil)
Nantes (France) Sheridan (USA) Emeryville (USA) Shandong (China)
Willemstad (Netherlands Antilles) Toronto (Canada) Saint Paul (USA)
OBS: INFELIZMENTE, NAO PUDEMOS COLOCAR TODOS OS NOMES DAS CIDADES QUE ACESSARAM O WEBSITE www.seaculumobscurum.com DESDE 2005, PORQUE SÃO MUITAS CIDADES. MAS, DEMOS UMA AMOSTRA DE QUE A EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA CHEGOU NO MUNDO TODO.
FIM
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Última atualização em Qui, 16 de Março de 2017 22:13 |